Os milagres medicinais e estéticos da Lama Negra
Há milhões de anos, quando a Terra passava por profundas transformações morfológicas, a superfície do planeta viu surgir os vulcões. Estas crateras abertas no solo deixaram como herança, em Peruíbe, um verdadeiro tesouro: a Lama Negra.
A substância, denominada argila crenológica é rica em propriedades curativas. Depois de sucessivas análises nos mais renomados laboratórios do país chegou-se à conclusão definitiva de que as características da Lama Negra são semelhante às encontradas no Mar Morto.
Viscosa, de cor escura e com forte odor de enxofre, sua composição química mistura água salgada com matéria orgânica, que aparece em abundância na margem esquerda do Rio Preto.
A exploração da lama teve seu apogeu na década de 60, mas foi interrompida em 1993, por falta de visão dos antigos administradores da cidade.
Aplicada sobre a pele, a lama tem várias possibilidade de uso medicinal, sendo indicada no tratamento dermatológico e reumático.
Com 100 metros de profundidade e ocupando uma área de 10 hectares, a jazida deverá abastecer a rede pública de saúde do município, além do mercado terapêutico.
Já há grandes empresas de cosméticos disputando a licença para a industrialização do produto, um dos motivos que conferem a Peruíbe o título de "CIDADE DA ETERNA JUVENTUDE"
Das formações quaternárias da baixada do Ribeira destaca-se um pontão rochoso, a Ponta da Juréia, com orientação leste - oeste, avançando para o mar [...]
Peruíbe - São Paulo °C
O centroavante Leandro Damião custou R$ 42 milhões aos cofres do Santos para tirá-lo do Internacional