Área Exclusiva: 
Conheça Peruíbe
Relevo
Relevo

Das formações quaternárias da baixada do Ribeira destaca-se um pontão rochoso, a Ponta da Juréia, com orientação leste - oeste, avançando para o mar e, paralelamente, aparecem outros pontões: Ponta do Grajaúna e Ponta do Una.


Separado pela Serra do Mar e se destacando na paisagem da região, o Maciço da Juréia se apresenta como um afloramento do complexo cristalino pré-Cambriano, pertencente ao escudo atlântico. Chega a atingir 869 metros de altitude, sendo uma característica relevante a formação de dois altos espigões, por ser bipartido, resultando na convergência de águas no vale formado entre eles, criando belas quedas d'água, como a Cachoeira do Guilherme.


Participando do conjunto da Serra do Mar, tem-se ainda a área escarpada da Serra dos Itatins, que possui abruptas vertentes, com inclinação superior à 30O, formando penhascos como o Dedo de Deus, a Serra do Bananal, o Maciço do Guaraú e a Ponta do Juquiá.


A topografia de Peruíbe no perímetro urbano é de característica plana, abrangendo o centro da cidade e o interior, no sentido leste. Apresenta alguns trechos alagadiços e também uma faixa de manguezal que, em pequena escala, acompanha as margens dos rios. Há, ainda, uma topografia acidentada, calculada em 60% da área do município, caracterizada pela presença de montanhas, como a Serra do Itatins, onde estão os divisores de água da região


Altitudes dos Pontos Mais Altos na Região


Nome Município Altitude (em metros)
Três Pontas Peruíbe 1.372
Pico Dedo de Deus Iguape 1.333
Ponta de Parnapuã Peruíbe 508
Pico de Itatins Peruíbe 500
Morro do Guatiaia Peruíbe 359
Morro do Grajaúna Iguape 338
Morro do Maceno Peruíbe 300
Ponta do Guaraú Peruíbe 287
Pedra do Pogoça Iguape 208
Ponta da Juréia Iguape 160
Morro da Pescaria Peruíbe 100
Morro dos Prados Peruíbe 77
Morro Patrapuã Peruíbe 72

A origem da Juréia e da região de entorno, remontam ao período Cretáceo, época em que as rochas pré-cambrianas, já metamorfoseadas, foram cortadas por falhamentos, formando escarpas e espigões, que são cobertas por vegetação predominantemente lenhosa.


As áreas de planícies tiveram origem no recuo irregular do maciço, além da deposição de sedimentos por parte dos rios, a vegetação das planícies é composta de licinas e epífitas, que revestem os troncos; o extrato mais próximo do solo é ocupado principalmente por brotos e plantas jovens, havendo a ocorrência de outras espécies, como plantas arbustivas, em menores quantidades, e os líquens que povoam todos os níveis.


Porta de Pedra


Localizada na estrada Peruíbe / Guaraú, na altura do 1,5 km, é uma formação rochosa granítica, onde salienta-se um "pedrão" rochoso. Trata-se de uma conformação que se eleva do solo e, no topo, forma um arco bastante simétrico, retornando numa linha paralela ao chão, formando a figura de uma porta incrustada na rocha. Pode-se imaginar até uma espécie de porta balcão, em estilo colonial. Algumas pessoas dizem que este local sugere sensações místicas, e outros afirmam tratar-se de algo com o fim específico de recepcionar seres extraterrestres.


Estação Ecológica Juréia Itatins

O primeiro acesso à região da Juréia se deu já na época de Martim Afonso de Souza, objetivando interligar a Capitania Hereditária de São Vicente à Iguape e Cananéia. [...]


Leia Mais...

É tempo de PERUÍBE

Peruíbe - São Paulo °C

Celebridades Por: Maria Amelia Graniero VERÃO TOTAL 2015

VERÃO TOTAL 2015

Ver [+]

Esportes Por: Rogério Oliveira Tranquilo, Damião chega ao Santo...

O centroavante Leandro Damião custou R$ 42 milhões aos cofres do Santos para tirá-lo do Internacional

Ver [+]

Parceiros

Ver [+]

Apoio: